Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977–78 Índice Rota para a final | Partida | Pós-jogo | Referências | Links externos | Menu de navegação«European Champions' Cup 1977-78 - Details»«Liverpool FC»«Liverpool 1, FC Bruges 0»«The Guardian match report - LFChistory - Stats galore for Liverpool FC!»«Liverpool 1, FC Bruges 0»1977-78 no site da UEFAe

Partidas do Liverpool FCFinais da Liga dos Campeões da UEFA


o Liverpoolo Club BruggeEstádio de WembleyBernaUEFACopa da UEFAKenny DalglishGraeme Souness Dínamo DresdenAnfieldGlücksgasBenficaEstádio da LuzBökelbergstadionWilfried HannesDavid JohnsonRainer BonhofRay KennedyKenny DalglishJimmy CaseO Club BruggeKuopion PalloseuraJan Breydel Stadium PanathinaikosEstádio Apostolos NikolaidisEstádio Vicente Calderón JuventusStadio Olimpico di TorinoRoberto BettegaprorrogaçãoRené VandereyckenWembleyRaoul LambertTommy SmithDavid Johnsonlinha de impedimentoBirger JensenDavid FaircloughAlan HansenTerry McDermottRené VandereyckenJan SørensenEmlyn HughesSteve HeighwayKenny DalglishBob PaisleyErnst Happel












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































1978 European Cup Final


Evento

Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977–78






Data
10 de Maio de 1978
Local

Wembley Stadium, Londres

Árbitro

Charles Corver (Netherlands)
Público
92,500


A Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977–78[1] foi um jogo de futebol entre o Liverpool, da Inglaterra, e o Club Brugge, da Bélgica, em 10 de Maio de 1978, no Estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra (o local foi decidido em Berna pela UEFA em 20 de setembro de 1977). O Liverpool era o atual campeão e jogou a sua segunda final da Liga dos Campeões e o Club Brugge jogou a sua primeira final da Liga dos Campeões. Os dois clube já tinham se encontrado na final da Copa da UEFA de 1976, na qual o Liverpool venceu por 4 a 3 no agregado. 


O jogo foi assistido por uma multidão de 92.000. O primeiro tempo foi sem gols mas o Liverpool assumiu a liderança no segundo tempo, quando Kenny Dalglish, marcou após um passe de Graeme Souness. Eles mantiveram essa liderança e venceram o jogo por 1-0, garantindo a segunda Liga dos Campeões,[2] eles se tornaram o primeiro time inglês a ganhar o bi-campeonato da Liga dos Campeões.[3]




Índice





  • 1 Rota para a final

    • 1.1 Liverpool


    • 1.2 Club Brugge



  • 2 Partida

    • 2.1 Antes


    • 2.2 Resumo


    • 2.3 Detalhes



  • 3 Pós-jogo


  • 4 Referências


  • 5 Links externos




Rota para a final |



Ver artigo principal: Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977–78


Liverpool |



























Rodada
Adversários
Ida
Volta
Agg.

Bye





Dynamo Dresden
5-1 (C)
1-2 (F)
6-3
Quartas-de-final

Benfica
2-1 (F)
4-1 (C)
6-2
Semi-finais

Mönchengladbach
1-2 (F)
3-0 (C)
4-2

Como campeões da Liga dos Campeões anterior, eles não jogaram na primeira fase. Na segunda rodada, eles enfrentaram o campeão da Alemanha Oriental, Dínamo Dresden. O Liverpool ganhou o jogo de ida, disputado em Anfield, por 5-1. O Dresden venceu o segundo jogo por 2 a 1 em casa, no Glücksgas, e o Liverpool passou com a vitória por 6-3 no agregado.


Nas quartas-de-final, o Liverpool enfrentou o campeão português, Benfica. O jogo de ida foi disputado no Estádio da Luz e terminou com vitória do Liverpool por 2 a 1. O segundo jogo em Anfield, foi vencida pelo Liverpool por 4 a 1.


O adversário do Liverpool nas semifinais foi o Borussia Mönchengladbach, time que eles haviam vencido na final da Liga dos Campeões no ano anterior. O primeiro jogo foi disputada na Alemanha, no Bökelbergstadion, que era a casa do Borussia na época e o Borussia venceu por 2 a 1. O Borussia dortmund assumiu a liderança quando Wilfried Hannes marcou. O Liverpool empatou em 88 minutos, quando David Johnson marcou, mas no minuto seguinte Rainer Bonhof marcado a partir de um de 22 jardas de um pontapé-livre, então, o Borussia venceu por 2-1. Na segunda partida, em Anfield, Ray Kennedy, Kenny Dalglish e Jimmy Case marcaram e o Liverpool se classificou para a final.



Club Brugge |



























Rodada
Adversários
Ida
Volta
Agg.


KuPS
4-0 (F)
5-2 (C)
9-2


Panathinaikos
2-0 (C)
0-1 (F)
2-1
Quartas-de-final

Atlético De Madrid
2-0 (C)
2-3 (F)
4-3
Semi-finais

Juventus
0-1 (F)
2-0 (C)
2-1

O Club Brugge se classificou para a competição pois venceu a Primeira Divisão Belga de 1976-77. Seus adversários na primeira fase foi os campeões finlandeses, Kuopion Palloseura (KuPS). O Brugge venceu a primeira partida por 4-0 na casa do KuPS e venceu também a segunda partida por 5–2 em casa no Jan Breydel Stadium.


Seus oponentes na segundo fase foram os campeões gregos, Panathinaikos. O primeiro jogo foi na Bélgica e o Brugge venceu por 2-0, a segunda partida foi disputada no Estádio Apostolos Nikolaidis. O Panathinaikos venceu a partida por 1 a 0 mas o Brugge passou de fase devido a vitória no agregado por 2 a 1.


A primeira partida foi na Bélgica e foi vencida por 2 a 0 pelo Brugge. O segundo jogo foi disputado no Estádio Vicente Calderón e o Brugge perdeu o jogo por 3-2, mas venceu a eliminatória por um um placar agregado de 4–3.


A campeã italiana Juventus foi a próxima adversária do clube. A primeira partida, no Stadio Olimpico di Torino, foi empate sem gols até os 86 minutos quando Roberto Bettega marcou para dar a vitória para a Juventus por 1-0. O segundo jogo na Bélgica também terminou 1-0 e eles tiveram que ir para a prorrogação. Aos 116 minutos, René Vandereycken, fez o gol que leveu o Brugge para a sua primeira final da Liga dos Campeões. 



Partida |



Antes |




A final foi realizada no Wembley, que já havia tido três finais.


Como a final foi realizada na Inglaterra, em Wembley, o Liverpool foi considerado favoritos. Infelizmente, Raoul Lambert do Brugge e Tommy Smith e David Johnson do Liverpool, não jogaram devido a lesões.



Resumo |


O primeiro tempo foi sem graça. com o Brugge realizando uma forte marcação e uma linha de impedimento para restringir o ataque do Liverpool. No final do primeiro tempo, o Liverpool passou a ter mais chances de marcar e o goleiro do Brugge, Birger Jensen. fez duas defesas cruciais nos chutes de David Fairclough e Alan Hansen.


No início do segundo tempo, Jensen fez outra defesa, desta vez de um chute de Terry McDermott. A primeira grande oportunidade do Brugge surgiu alguns minutos depois, quando um cruzamento de René Vandereycken chegou a Jan Sørensen no lado direito mas o chute foi bloqueado pelo capitão do Liverpool, Emlyn Hughes. Dois minutos depois da entrada de Steve Heighway no Liverpool, Kenny Dalglish recebeu a bola na área e fez o gol que garantiu o título..


Brugge criou apenas mais uma chance dez minutos antes do final da partida mas Sørensen teve seu chute defendido por Clemence e jogo permaneceu 1-0.[4]



Detalhes |












10 de Maio de 1978

Liverpool Inglaterra

1 – 0

Bélgica Club Brugge

Wembley Stadium , Londres


Dalglish Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'



Público: 92,500
Árbitro: Charles Corver Países Baixos







Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Liverpool[5]





Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Club Brugge<ref name="line-ups">











































GK

1

Inglaterra Ray Clemence
RB

2

Inglaterra Phil Neal
CB

3

Escócia Alan Hansen
CB

4

Inglaterra Phil Thompson
LM

5

Inglaterra Ray Kennedy
LB

6

Inglaterra Emlyn Hughes (c)
CF

7

Escócia Kenny Dalglish
RM

8

Inglaterra Jimmy Case

Penalizado com cartão amarelo após 29 minutos 29'

Substituído após 63 minutos de jogo 63'
CF

9

Inglaterra David Fairclough
CM

10

Inglaterra Terry McDermott
CM

11

Escócia Graeme Souness

Substitutes:
MF

12

República da Irlanda Steve Heighway

Entrou em campo após 63 minutos 63'

Manager:

Inglaterra Bob Paisley

Liverpool vs Club Brugge 1978-05-10.svg













































GK

1

Dinamarca Birger Jensen
DF

2

Bélgica Fons Bastijns (c)
DF

3

Áustria Eduard Krieger
DF

4

Bélgica Georges Leekens
DF

5

Bélgica Gino Maes

Substituído após 80 minutos de jogo 80'
MF

6

Bélgica Julien Cools
MF

7

Bélgica René Vandereycken

Penalizado com cartão amarelo após 35 minutos 35'
MF

8

Bélgica Dany De Cubber
FW

9

Bélgica Jan Simoen
MF

10

Hungria Lajos Kű

Substituído após 58 minutos de jogo 58'
FW

11

Dinamarca Jan Sørensen

Substitutes:
MF

13

Bélgica Dirk Sanders

Entrou em campo após 58 minutos 58'
DF

14

Bélgica Jos Volders

Entrou em campo após 80 minutos 80'

Manager:

Áustria Ernst Happel


Pós-jogo |


Após a partida, o defensor do Liverpool, Tommy Smith, criticou o Brugge por sua abordagem, dizendo: "Foi uma atitude patética. Você não ganha nada assim".


O treinador do Liverpool, Bob Paisley, também criticou as táticas da equipe belga: "É preciso duas equipes para transformar um jogo em um espetáculo e o Brugge apenas se preocupou em manter o placar. Brugge não chegou perto de nós. Mas eles eram bem organizados na defesa. Nós controlamos o jogo do começo ao fim." 


Entretanto, o treinador do Club Brugge, Ernst Happel, criticou a qualidade da equipa do Liverpool: "O Liverpool parecia apenas uma sombra da equipa que enfrentamos na final da Copa da UEFA há duas temporadas. Fiquei desapontado com eles, mas eles mereceram a vitória."



Referências |



  1. «European Champions' Cup 1977-78 - Details». www.rsssf.com. Consultado em 10 de maio de 2018 


  2. «Liverpool FC». Liverpool FC 


  3. Echo, Liverpool (19 de maio de 2005). «Liverpool 1, FC Bruges 0». liverpoolecho 


  4. LFChistory.net. «The Guardian match report - LFChistory - Stats galore for Liverpool FC!». www.lfchistory.net. Consultado em 10 de maio de 2018 


  5. «Liverpool 1, FC Bruges 0». Liverpool Echo. 11 de maio de 1978. Consultado em 14 de junho de 2017 



Links externos |


  • 1977-78 no site da UEFA










Popular posts from this blog

Are there any AGPL-style licences that require source code modifications to be public? Planned maintenance scheduled April 23, 2019 at 23:30 UTC (7:30pm US/Eastern) Announcing the arrival of Valued Associate #679: Cesar Manara Unicorn Meta Zoo #1: Why another podcast?Force derivative works to be publicAre there any GPL like licenses for Apple App Store?Do you violate the GPL if you provide source code that cannot be compiled?GPL - is it distribution to use libraries in an appliance loaned to customers?Distributing App for free which uses GPL'ed codeModifications of server software under GPL, with web/CLI interfaceDoes using an AGPLv3-licensed library prevent me from dual-licensing my own source code?Can I publish only select code under GPLv3 from a private project?Is there published precedent regarding the scope of covered work that uses AGPL software?If MIT licensed code links to GPL licensed code what should be the license of the resulting binary program?If I use a public API endpoint that has its source code licensed under AGPL in my app, do I need to disclose my source?

2013 GY136 Descoberta | Órbita | Referências Menu de navegação«List Of Centaurs and Scattered-Disk Objects»«List of Known Trans-Neptunian Objects»

Button changing it's text & action. Good or terrible? The 2019 Stack Overflow Developer Survey Results Are Inchanging text on user mouseoverShould certain functions be “hard to find” for powerusers to discover?Custom liking function - do I need user login?Using different checkbox style for different checkbox behaviorBest Practices: Save and Exit in Software UIInteraction with remote validated formMore efficient UI to progress the user through a complicated process?Designing a popup notice for a gameShould bulk-editing functions be hidden until a table row is selected, or is there a better solution?Is it bad practice to disable (replace) the context menu?