Comparação entre jiu-jítsu e jiu-jítsu brasileiro Índice Breve histórico | Diferenças | Ver também | Notas e referências Menu de navegação«Vajra mushti»«Título inválido»cbjj.com.br/«Luta livre esportiva»«Artes marciais mistas»«Jiu-jitsu»«Butoku-kai»«Dan (artes marciais)»«Renshi»«Kancho»«Soke»«Ate waza»«Koppo-jutsu»«Atemi waza»«Tsuki waza»«Shime waza»«Katame waza»«Osaekomi waza»«Nage waza»«Tai Sabaki»«Seichusen»«Título inválido»«Dojo»«Vale-tudo»«Quimono»«CONSELHO INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS»«ONU - organização das nações unidas»«Título inválido»«Dojo CIAM Internacional»clubedeluta.com/«Kyusho-jitsu»«CONSELHO INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS»ee

Comparação de esportesJujutsu


Jiu-jitsu tradicionalBrazilian jiu-jitsuirmãos GracieMitsuyo MaedaBrazilian jiu-jitsuos GracieMenkyo Kaiden








Broom icon.svg

As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.





Wikitext.svg


Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Este artigo traz uma breve explanação acerca das diferenças entre o Jiu-jitsu tradicional e o Brazilian jiu-jitsu.[nota 1]




Índice





  • 1 Breve histórico


  • 2 Diferenças

    • 2.1 Regras


    • 2.2 Técnica


    • 2.3 Variações


    • 2.4 Entidades


    • 2.5 Competições Internacionais



  • 3 Ver também


  • 4 Notas e referências

    • 4.1 Notas


    • 4.2 Referências





Breve histórico |


O Jiu-jitsu (ou Ju-Jutsu), que significa "arte suave", ao contrário do que muito se pregou por anos, não nasceu na Índia. É possível que Monges budistas tenham sido predecessores de uma arte antiga chamada Vajra mushti.[1]


Assim, o chamado Jiu-jitsu tradicional é uma arte marcial que utiliza alavancas, pressões e projeções para derrubar, dominar e submeter o oponente, usando golpes traumáticos, Durante o período dos samurais no Japão (Período Edo) o combate tradicional de jiu jitsu terminava, na maioria dos casos, sempre com a morte de um dos dois competidores. Em 1850 Com a criação do Kano Ju-Jutsu (ou Kodokan Judo), as competições passaram a ter cunho mais esportivo, que mais tarde vieram a se assemelhar às praticadas no judô,[2]Aikido e karate Juntas mesmo nessas condições Alguns competidores chegavam a ficar doentes e com febre devido aos golpes traumáticos, dependendo da intensidade das técnicas, muitos depois morreram ou ficaram com sequelas do combate.


No Brasil, os irmãos Gracie, privilegiaram a luta no solo ensinada por Mitsuyo Maeda (técnicas também conhecidas no Judo como Ne-Waza), e mantiveram vivas muitas técnicas quase extintas e desconhecidos dos praticantes de Judô moderno. Com isso, eles conseguiram dar grande impulso no aperfeiçoamento e desenvolvimento da luta no chão, que acabou sendo por eles denominada erroneamente de Jiu Jitsu, e que se asemelha bastante ao KOSEN JUDO, ainda praticado no Japão.
Para o ensino e a prática, eles adotaram um método alternativo e fragmentado do tradicional Jiu Jitsu, criando-se regras e pontuações que dão ênfase somente a uma das partes do tradicional Jiu Jitsu - a “Luta no Solo”. Desta forma, o chamado Gracie Jiu Jitsu nasceu de uma das partes da luta no solo do antigo jiu jitsu tradicional, (técnicas dominadas por Jigoro Kano, mestre do estilo Tenjin Shin'Yo Ryu e fundador do Judo), visando as competições esportivas.





Já a Familia Morganti manteve-se fiel as tradições japonesas, O sr. Paulo Morganti aprendeu a arte do Ju jitsu com os Irmãos Ono. Paulo treinava com os pioneiros da luta livre no Brasil, o chamado "Telecatch" os reis dos ringues, sendo eles fantomas, homem borracha, entre outros. Mais tarde as técnicas foram ensinadas para o seu Filho, o Shidoshi Ricardo Morganti, no qual desempenhou o papel de divulgar a arte mantendo-se fiel as origens, desenvolvendo não apenas a luta de chão (NE-WAZA), mas as 3 fases de luta, sendo elas traumatizando (técnicas de socos e chutes), desequilibrante (projeções, quedas) e a luta de solo, mostrando ser uma arte marcial completa. Atualmente O shidoshi Ricardo Morganti e o Shihan Alberto nicoleti, tem realizado o treinamento de condicionamento e combate das tropas brasileiras da ONU BRABAT 25 e 26, realizando constantes operações no Haiti.



Diferenças |



Regras |


O Brazilian jiu-jitsu foi modelado pelas mãos e filosofia dos Praticantes que se desligaram diretamente ou devido ao falecimento de alguns mestres das Linhagens Gracie , Fadda jiu jitsu, Gomes jiu jitsu que visavam principalmente às vitórias nos campeonatos e competições internacionais dentro e fora do brasil, que se tornavam cada vez mais populares. Ao usar uma parte das regras internacionais do jiu-jitsu japonês nas lutas que os Gracie organizavam, com isso foi exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.[3] Porém o Brazilian jiu jitsu Ainda se mistura com a Luta livre esportiva[4] (Submission No Gi) e o Jiu jitsu Esportivo ou jiu jitsu sem pontuação da família Ivan Gomes. existem várias Associações. Federações, Confederações e Conselhos, Chefiadas por Mestres Brasileiros que hoje em dia que trabalham independente em suas instituições devido a uma Leí Brasileira sancionada em 1998. Porém Assim como no MMA,[5] Mantendo uma regra de competição unificada. mas em relação a graus de faixa Preta existem variações de Editais Jurídicos muito grandes, nas quais cada uma trabalha conforme seu edital. Mas algumas instituições restringem a estrangeiros a graduação de faixa preta 4º grau.


.


O jiu-jitsu tradicional vem sendo preservado por mestres espalhados no mundo todo como Judo, JuJutsu, jujitsu & jiu-jitsu,[6]preservam os conhecimentos tradicionais da escola Dai Nippon Butoku Kai,[7] no Brasil há pequenas escolas e a graduação é muito parecida com o jiu jitsu brasileiro porém com tempo diferente, não se usa graus nas faixas coloridas e não tem a faixa preta lisa, e o grau é chamado de DAN[8] do 1º ao 4º dan os praticantes são chamados de SENSEI no 5º e 6º grau os mestres praticantes são chamados de Renshi,[9] no 7º e 8º dan os grão mestres são chamados de Kyoshi, mas todo mestre e grão mestre também pode ser chamado de SHIRAN, todo praticante consegue chegar em vida até a faixa vermelha 9 º Dan, basta ter no mínimo 25 anos de experiência na modalidade com no mínimo 32 anos de idade, mas em respeito aos grandes mestre fundadores, todos usam a faixa coral, porém para chegar a tal graduação deve apresentar um trabalho de experiências e citações de métodos desenvolvidos para ser aceito; sendo aceito ele recebe uma títulação de Kancho[10]ou Hanshi.


*** Mas para chegar ao 10 º Dan é necessário criar um método que deste modo associativo gere várias outras técnicas, explanar uma visão diferente da arte na qual desenvolva técnicas exclusivas, desta forma se consegue o mais alto título de SOKE[11] fundador do estilo ou Menkyo Kaiden.


.


O jiu jitsu tradicional é dividido em escolas de treinamento são elas:


.


Ate waza[12] - tecnicas de socos e chutes sem execução de pontos vitais ou energia,


Koppojutsu[13] - técnicas de quebramento de ossos e articulações,


Atemi waza[14] - técnicas traumáticas aplicadas nos pontos vitais sem energia


Kyusho waza - técnicas diretas de pontos vitais com energia


Tsuki waza[15]- técnicas de exclusivas de socos sem execução de pontos vitais ou energia.


Keri waza - técnicas exclusivas de chutes sem execução de pontos vitais ou energia.


Shime waza[16] - técnicas de estrangulamento.


katame waza[17] - técnicas de submissão


Osaekomi waza[18]- técnicas de imobilização


Nage waza[19] - técnicas de projeção e arremesso.


Tai sabaki[20], seichusen[21] = técnicas de deslocamentos de cintura com e sem energia


.


Normalmente os praticantes de jiu jitsu tradicional cultivam o Budô & Bujutsu,[22] uma filosofia de vida aliada a profundos estudos em ciência nas artes marciais.


No Brasil existem apenas 7 métodos reconhecidas pela internacional Bujutsu Society, Apresentadas com o nome Dojo[23] Antes do nome da associação ou escola são elas:


- Nagashyima Jiu jitsu tradicional


- teashidokan jiu jitsu


- Nagai ju jutsu


- Yamamura ju jutsu ryu


- Yano ju jutsu ryu


- Yamasaki ryu ju jutsu


- Atualmente em 2009 foi homologado o Jiu Jitsu Tradicional do Brasil, aperfeiçoado pelo Mestre Eduardo Moraes que utiliza uma regra mais aberta, podendo fechar a guarda igual ao Brazilian jiu jitsu, mas também os atletas podem bater no solo desferindo socos e cotoveladas, outra situação do atleta estar no solo e o outro de pé, será permitido chutar o tronco ou pisotear por dentro da guarda, popularmente conhecido como VALE TUDO[24]de kimono,[25] a organização internacional que regulamenta é o Ciam[26] sendo pilar principal nesta nova regra. porém ainda existem poucos praticantes desta modalidade. Este método foi gerado devido a insatisfação de alguns mestres brasileiros que frequentavam competições do Gracie jiu jitsu e gostaria de usar algumas técnicas e não era permitido, devido a esse impasse se desligaram da jiu jitsu internacional.


Criado em 2009 o CIAM - Conselho Internacional de Artes Marciais e em 2014 conquistou o Registro oficial na ONU[27] (organização das nações unidas) em Desenvolvimento e Progresso Social através do Esporte, com o Objetivo de promover Projetos Sociais e eventos que incentivam a pratica do Jiu jitsu Brasileiro e outras Modalidades como também na Arrecadação de Alimentos para beneficiar Escolas, Creches e Abrigos considerados de risco.


um dos Focos do Progresso social no Brasil e no mundo vem Através de um grupo de Médicos e Bombeiros que tentam incentivar a competição com responsabilidade solicitando que os atletas em campeonatos portem exames considerados essenciais para um atendimento de Urgência em casos de lesões e facilitando o atendimento de atletas após as competições.


.


A maior Equipe de jiu jitsu tradicional na atualidade como também há adeptos de Brazilian Jiu jitsu, e outras modalidades como k-1 Kickboxing[28] e Strifecs, tendo mais de 1500 adeptos chefiada pelo Mestre Brasileiro Eduardo Moraes com Menkyo Kaiden em 5 modalidades, que obteve o título Reconhecido em 2009 pela internacional Bujutsu Society é a Dojo Ciam[29] espalhados em mais de 40 países nos continentes Americano, Asiático, Europeu e na Oceania.


.


Graduação e tempo mínimo


**** em algumas escolas tradicionais as faixas coloridas não existem a laranja e verde


Faixa Branca - 6 meses


Faixa Amarela - 6 meses


Faixa Laranja - 6 meses


Faixa Verde - 6 meses


Faixa Azul - 6 meses


Faixa Roxa - 6 meses


Faixa Marrom - 12 meses


Faixa Preta 1º Dan - 2 anos - mínimo 15 anos de idade


Faixa Preta 2º Dan - 2 anos


Faixa Preta 3º Dan - 2 anos


Faixa Preta 4º Dan - 2 anos


faixa Coral 5º Dan - mestre (vermelha & branca ou preta ) - 2 anos (mínimo 21 anos de idade)


Faixa Coral 6º Dan - mestre- 3 anos


Faixa coral 7º Dan - ( mestre) - 3 anos


Faixa coral 8º Dan - (mestre) - 4 anos


Faixa Vermelha 9º Dan (Grande Mestre) - tempo mínimo 25 anos de Praticando (mínimo 32 anos de idade)


Faixa Vermelha 10º Dan (soke) (grande mestre) título exclusivo dado pela International Bujutsu Society.


Principais Características









Jiu-jitsu tradicional

Jiu-Jitsu Brasileiro
Permite fechar os pés[30] em meia guarda. pela IJJF

Permite Fechar a guarda com os pés em meia & cintura. pelo CIAM


Permite fechar os pés[30] em meia guarda & cintura
Se um lutador tiver sido imobilizado pelo seu adversário por 25 segundos, finalização por chaves, estrangulamentos, alavancas, nocaute ou desistência, este atleta perde o combate.[30] não existe pontuação de vantagem.

o combate é misto com socos e chutes, técnicas de judô e Jiu jutsu de solo com restrição de combate em Quadra 6 x 6 m (amador) ou Ringue de Cordas(profissional).


vestimenta de combate:


Amador - Kimono, protetor bucal, luvas abertas tipo MMA, coquilha, botinhas ou caneleiras


Profissional - Kimono,luvas tipo MMA, protetor bucal & coquilha.


Não tem restrições de tempo em posições no solo,e existe pontuação específica[30]

local de combate quadra 6x6 até 10x10m


vestimenta para combate: apenas kimono



Técnica |









Jiu-jitsu tradicional

Jiu-Jitsu Brasileiro
Baseado no Aikijujutsu, dá enfoque praticamente nas finalizações, projeções e técnicas de torção em pé e no solo com pontos vitais,[31] (parecidas com a do aikido, que teve a mesma origem), porém os pontos não se aplicam a competição.
Tem foco na luta no chão. [1]
Baseado no Jiu-jitsu japonês e no Judô, para se defender de vários oponentes ao mesmo tempo
Baseado no Gracie jiu-jitsu, que foca no levantamento e nas técnicas de auto-defesa contra 01 oponente corpo a corpo.[30]


Variações |







Jiu-jitsu tradicional

Jiu-Jitsu Brasileiro

ju-jitsu europeu, kempo jiu jitsu, jiu jitsu Tradicional do brasil

Morganti ju-jitsu, Gracie jiu jitsu, JJ Fadda, JJ Ivan Gomes, JJLuiz frança, Dárcio lira jj.


Entidades |







Jiu-jitsu tradicional

Jiu-Jitsu Brasileiro
Ju-Jitsu International Federation, CIAM-Conselho Internacional de artes Marciais[32]International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, ITBJJ - International Traditional Brazilian Jiu Jitsu (família Gomes); CIAM - Conselho Internacional de Artes Marciais


Competições Internacionais |







Jiu-jitsu tradicional

Jiu-Jitsu Brasileiro

Jogos Mundiais, World Combat Games, Jogos Asiáticos de Artes Marciais

Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, Internacional Master & Senior de Jiu-Jitsu, Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, Internacional Open Brazilian jiu jitsu,


Ver também |


  • Artes marciais brasileiras

  • Esporte no Brasil

  • Esportes brasileiros

  • Luiz França

  • Oswaldo Fadda


Notas e referências


Notas



  1. O Brazilian jiu-jitsu é como é chamado o Gracie Jiu-jistu que é ensinado e praticado por academias que se desligaram da família Gracie.





Referências



  1. «Vajra mushti» 


  2. «Título inválido» 


  3. cbjj.com.br/ História do Jiu jitsu


  4. «Luta livre esportiva» 


  5. «Artes marciais mistas» 


  6. «Jiu-jitsu» 


  7. «Butoku-kai» 


  8. «Dan (artes marciais)» 


  9. «Renshi» 


  10. «Kancho» 


  11. «Soke» 


  12. «Ate waza» 


  13. «Koppo-jutsu» 


  14. «Atemi waza» 


  15. «Tsuki waza» 


  16. «Shime waza» 


  17. «Katame waza» 


  18. «Osaekomi waza» 


  19. «Nage waza» 


  20. «Tai Sabaki» 


  21. «Seichusen» 


  22. «Título inválido» 


  23. «Dojo» 


  24. «Vale-tudo» 


  25. «Quimono» 


  26. «CONSELHO INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS». www.ciam-internacional.com. Consultado em 21 de setembro de 2015 


  27. «ONU - organização das nações unidas» 


  28. «Título inválido» 


  29. «Dojo CIAM Internacional». www.dojo-ciam.com. Consultado em 21 de setembro de 2015 


  30. abcde clubedeluta.com/ Técnicas de Jiu-Jitsu japonês e brasileiro - Diferenças


  31. «Kyusho-jitsu» 


  32. «CONSELHO INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS». www.ciam-internacional.com. Consultado em 18 de setembro de 2015 


  • Portal do Brasil
  • Portal do wrestling profissional




















Popular posts from this blog

Era Viking Índice Início da Era Viquingue | Cotidiano | Sociedade | Língua | Religião | A arte | As primeiras cidades | As viagens dos viquingues | Viquingues do Oeste e Leste | Fim da Era Viquingue | Fontes históricas | Referências Bibliografia | Ligações externas | Menu de navegação«Sverige då!»«Handel I vikingetid»«O que é Nórdico Antigo»Mito, magia e religião na volsunga saga Um olhar sobre a trajetória mítica do herói sigurd«Bonden var den verklige vikingen»«Vikingatiden»«Vikingatiden»«Vinland»«Guerreiras de Óðinn: As Valkyrjor na Mitologia Viking»1519-9053«Esculpindo símbolos e seres: A arte viking em pedras rúnicas»1679-9313Historia - Tema: VikingarnaAventura e Magia no Mundo das Sagas IslandesasEra Vikinge

Metrô de Los Teques Índice Linhas | Estações | Ver também | Referências Ligações externas | Menu de navegação«INSTITUCIÓN»«Mapa de rutas»originalMetrô de Los TequesC.A. Metro Los Teques |Alcaldía de Guaicaipuro – Sitio OficialGobernacion de Mirandaeeeeeee

What's the metal clinking sound at the end of credits in Avengers: Endgame?What makes Thanos so strong in Avengers: Endgame?Who is the character that appears at the end of Endgame?What happens to Mjolnir (Thor's hammer) at the end of Endgame?The People's Ages in Avengers: EndgameWhat did Nebula do in Avengers: Endgame?Messing with time in the Avengers: Endgame climaxAvengers: Endgame timelineWhat are the time-travel rules in Avengers Endgame?Why use this song in Avengers: Endgame Opening Logo Sequence?Peggy's age in Avengers Endgame