Soul jazz Menu de navegaçãoeeexpandindo-o
Gêneros de soulGêneros de jazz
jazzhard bopbluesgospelr&bórgão HammondBill DoggettCharles EarlandRichard "Groove" HolmesLes McCann"Brother" Jack McDuffJimmy McGriffLonnie SmithDon PattersonJimmy SmithJohnny Hammond SmithJoshua RedmanJames CarterMiles DavisPop rocksaxofone tenorGene AmmonsEddie "Lockjaw" DavisEddie HarrisHouston PersonStanley Turrentinesaxofonista altoLou DonaldsonHank CrawfordJulian "Cannonball" AdderleyNat AdcderleyHorace Silver QuintetArt BlakeyBobby Timmons TrioRamsey Lewis1965década de 506070soulgospelblues
Soul jazz | |
---|---|
Origens estilísticas | Hard bop Rhythm and blues Blues Música gospel |
Contexto cultural | anos 1950 |
Instrumentos típicos | Órgão Hammond - Piano - Saxofone - Contrabaixo - Baixo - Bateria |
Popularidade | 1950s até 1970s |
Subgêneros | |
Jazz-funk |
O Soul jazz é um género de jazz desenvolvido a partir do hard bop, com influências de blues, gospel e r&b, característico de pequenas bandas, que habitulamente utilizavam o órgão Hammond. São exemplos deste tipo de jazz, os organistas Bill Doggett, Charles Earland, Richard "Groove" Holmes, Les McCann, "Brother" Jack McDuff, Jimmy McGriff, Lonnie Smith, Don Patterson,Jimmy Smith e Johnny Hammond Smith.
Estes trios (órgão - sax - bateria), nos quais o organista desempenha também o papel do baixista, tocando com o pé as linhas de baixo, na pedaleira do órgão, foram extremamente populares e mesmo nos nossos dias é de notar que jovens e talentosos saxofonistas, como Joshua Redman ou James Carter, se apresentem diversas vezes com esse tipo de formação em trio, e tocando um Jazz que deriva notoriamente do "Soul Jazz" dos anos 50, também apelidado de "Funky Jazz", assinalando-se a curiosidade do facto de ser a primeira vez, na História do Jazz, que o termo "Funky" é utilizado para definir um estilo de Jazz - termo este que será mais tarde "repescado", nos anos 70, para classificar o novo estilo emergente, conhecido também por Jazz-Rock, Crossover ou Fusão e que foi "iniciado" por Miles Davis em finais dos anos 60, motivado pela ascensão e popularidade que o Pop rock desfrutava entre as camadas mais jovens da sociedade norte-americana. O disco "In A Silent Way" é paradigmático, pois será a primeira vez que, ostensivamente, se evita a utilização do "walking bass" e a marcação do "Swing" como até à data era hábito, e já desde os finais dos anos 20 (a partir da invenção do sistema de pedal dos pratos de choque: chamados de hi-hat em inglês e "charleston" em francês), quando o "Swing" nasceu. Miles foi responsável por uma larga quantidade de inovações, evoluções e experimentalismos no seio do Jazz, e por esse facto, foi por diversas vezes extremamente e injustamente criticado pelos críticos, que só anos mais tarde vieram a reconhecer a importância da criatividade, pioneirismo e obra publicada pelo famoso trompetista.
O saxofone tenor também teve um papel importante no soul jazz, e exemplos de saxofonistas são Gene Ammons, Eddie "Lockjaw" Davis, Eddie Harris, Houston Person e Stanley Turrentine. O saxofonista alto Lou Donaldson, foi também um músico importante, tal como Hank Crawford, e podemos incluir sem problemas Julian "Cannonball" Adderley conhecido não só como um dos maiores saxofonistas alto da História do Jazz, mas também como um músico profundamente enraizado nos Blues, e na tradição das "Work Songs" (título de uma das mais conhecidas composições que tocava, e composta pelo seu irmãos, o trompetista Nat Adcderley. - Ao contrário do hard bop, o soul jazz caracterizava-se por ritmos repetitivos e melódicos, e as improvisações típicas do jazz, eram aqui menos marcantes. Embora seja difícil delimitar a fronteira entre as duas tipologias, já que bandas como o Horace Silver Quintet; Art Blakey e os seus Jazz Messengers; Bobby Timmons Trio, entre outros, compuseram temas que são profundamente "Soul Jazz".
Uma das músicas mais conhecidas do soul jazz, é The In Crowd, de Ramsey Lewis, um sucesso de 1965. Este género de jazz teve a sua expansão no final da década de 50, mas terá tido o seu maior sucesso nas décadas de 60 e 70.
Embora este género musical tenha na sua designação o termo soul, o soul jazz pouco tem a ver com a música soul, que tem as suas origens directas no gospel e blues, e não no jazz.