António Maria Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara, 8.º visconde de Asseca Dados Genealógicos | Ligações externas | Menu de navegaçãoPortugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume I, pág. 795, Edição em papel, em 1904-1915, por João Romano Torres - Editor. Edição electrónica, em 2000-2010, por Manuel Amaral
Nascidos em 1840Mortos em 1910HomensNaturais de LisboaViscondes de Asseca
4 de Agosto184015 de Maio1910visconde de Assecaalmotacé-morD. Luís FilipeSantos-o-velhoSalvador Correia de Sá Benevides Velasco da Câmaraconde de Vila Real
António Maria Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara (4 de Agosto de 1840 - 15 de Maio de 1910), 8.º visconde de Asseca, Fidalgo da Casa Real, Par do reino, almotacé-mor e Camarista de príncipe herdeiro D. Luís Filipe.
Foi doutor em ciências políticas e administrativas pela Universidade de Lovaina (Bélgica).
Dados Genealógicos |
Nascido na freguesia de Santos-o-velho, em Lisboa, era filho do 7.º visconde de Asseca, Salvador Correia de Sá Benevides Velasco da Câmara, e de D. Mariana de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, filha do 1. conde de Vila Real.
Casou a 1.ª vez, a 8 de Fevereiro de 1872, com:
- D. Leonor Maria Pinto de Soveral, filha de Eduardo Pinto Soveral, fidalgo da Casa Real e ministro plenipotenciário de Portugal, e de D. Maria da Piedade Pais de Sande e Castro.
Filhos:
- Maria da Piedade Correia de Sá casada com João Pinto Leite, 3º visconde dos Olivais.
Salvador Correia de Sá Benevides Velasco da Camara, 9º visconde de Asseca casado com Carolina Maria Matilde Corrêa Henriques.- Eduardo Correia de Sá casado com D. Maria Carlota Ribeiro da Silva de Bragança.
Casou 2.ª vez, em 15 de Dezembro de 1888, com:
- D. Maria Rita de Castelo Branco, dama de honor da rainha D. Maria Pia e viúva do 5.º marquês de Pombal, e filha de brigadeiro D. João de Castelo Branco.
Sem descendência deste casamento.
Ligações externas |
- Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume I, pág. 795, Edição em papel, em 1904-1915, por João Romano Torres - Editor. Edição electrónica, em 2000-2010, por Manuel Amaral