Jornal da Certã NotasMenu de navegaçãover aqui

Multi tool use
Jornais extintos de PortugalJornais em língua portuguesa
jornalSertãsubsídioClube da SertãLuciano Chaynet

Primeira página do segundo número do Jornal da Certã, em 1887.
O Jornal da Certã foi publicado entre 25 de Dezembro de 1886 e 30 de Dezembro de 1888.[1] Foi dirigido por Francisco de Paula Oliveira de Carvalho.[2] Presume-se que este semanário tenha sido o segundo jornal a ser publicado na vila da Sertã, sendo apenas antecedido pelo Correio da Sertã (publicado entre 1 de Novembro de 1884 a 29 de Novembro de 1894).[3]
Os destaques do primeiro número do Jornal da Certã foram para a sessão da Câmara Municipal de 14 de Dezembro de 1887, onde se indeferiu um requerimento pedindo um subsídio de lactação, e para os preparativos da criação do Club Sertaginense: “Reuniram hoje [25 de Dezembro de 1887] os sócios do Club Sertaginense [que daria origem ao Grémio Sertaginense e mais tarde ao Clube da Sertã], há dias creado n’esta villa. Consta-nos que o fim para que se reuniram fôra a leitura e approvação do projecto de Estatutos”,[4] podia ler-se no primeiro número deste semanário.
A vertente cultural tinha também um peso considerável, uma vez que durante os primeiros números o director decidiu publicar a obra «Os Miseráveis da Beira», de Luciano Chaynet.
Notas
↑ GRAVE, João Mourato (1929), A Imprensa no Distrito de Castelo Branco - Subsídios para a sua História, Vila Nova de Famalicão: Minerva.
↑ Cunha, José Germano (1893), Jornalismo do Distrito de Castelo Branco. Resenha Histórica, Fundão: Tipografia da Beira Baixa, pág. 22-23.
↑ Blogue Sertã, Princesa da Beira, de Rui Lopes ver aqui.
↑ Jornal da Certã, Ano I, Número 1, 25 de Dezembro de 1886.
nxfqVrbDo6EdIudgaxf,dSHhP BIJ