Ansam (Pérsia) Índice Reis de Ansam | Notas e referências Menu de navegação29º 54’ N, 52º 24’ O[em linha]
PérsiaSítios arqueológicos do IrãCidades de Elam
persatranslplanalto IranianoXirazcordilheira de ZagrosFarsIrãElamSusaTeispesImpério AquemênidaAnzanAharAzerbaijão Oriental
Nota: Para outras acepções, veja Anshan.
Ansam ou Anxam (em persa: انشان; transl.: Anšan), também conhecido como Anzam ou Anzan, é um sítio arqueológico no planalto Iraniano, atualmente chamado de Tepe Maliam, situado a 36 quilômetros a noroeste da moderna Xiraz, na cordilheira de Zagros, na província de Fars, sudoeste do Irã. Foi a cidade capital original do Elam no III milênio a.C.. Mesmo após a transferência da capital elamita para Susa, os reis do Elam ainda adotavam o título "Rei de Ansam e Susa".
Ansam passou ao controle aquemênida no século VII a.C., capturada por Teispes (675-640),[carece de fontes] que passou a se intitular "Rei da Cidade de Ansam".[1][Nota 1] Ao longo do século seguinte, Ansam foi um reino menor no decadente Império Elamita, até que os aquemênidas no século VI a.C. lançaram-se, a partir de Ansam, em um período de conquista, prelúdio do que viria a ser o Império Aquemênida.
Não se deve confundir a Ansam iraniana com a moderna Anzan, c. de 50 km a leste de Ahar, na província do Azerbaijão Oriental, noroeste do Irã.
Índice
1 Reis de Ansam
2 Notas e referências
2.1 Notas
2.2 Referências
Reis de Ansam |
Teispes. [1]
Ciro I,[1] filho ou descendente do anterior.
Cambises I, filho do anterior.[1]
Ciro II, filho do anterior.[1]
Notas e referências
Notas
↑ De acordo com o Cilindro de Ciro, os seus ancestrais eram uma linha eterna de reis.
Referências
↑ abcde Ciro II, Cilindro de Ciro [em linha]