Histórico de versões do Windows Phone Índice Windows Phone 7 | Windows Phone 8 | Windows Phone 8.1 | Windows 10 Mobile | Referências | Menu de navegação«IE9 na atualização do WP7.5»«Multi-tarefa vai chegar ao WP7.5»«IE9, multi-tarefa e o Twitter, são novidades do WP7.5»«WP7.5, terá integração ao SkyDrive e Twitter, além de ter um multi-tarefa e um navegador atualizado.»«Multi-tarefa, IE9, SkyDrive e várias outras coisas, são novidades do WP7.5»«Novidade, atualização Denin, chegando!»«Windows Phone 8.1 Update 2 traz novos recursos e já está presente na linha Lumia 640»«Windows Phone 8.1 Update 2, permite fixar atalhos das configurações na tela inicial.»«Rumor: Aparelhos atuais, não vão receber o Windows Phone 8.1 Update 2.»«Windows 10 Technical Preview for phones now available to download!»«First Windows 10 mobile preview, due in February, key to Microsoft's OneCore vision | ZDNet»«Aparelhos com 512MB de memória RAM não vão receber o Windows 10 Mobile.»
11 de outubro2010Steve BallmerMobile World CongressSteve BallmerInternet Explorer 9TwittermultitarefasWindows Live SkyDrivesistema operacionalWindows 10MicrosoftWindows Phone 8.1smartphonestabletsARMIA-32PCsAndroidiOSWindows Phone 8.1smartphonesWindows Phone 8.1
Aqui está o histórico de versões do Windows Phone, desde o Windows Phone 7 até o Windows 10 Mobile.
Índice
1 Windows Phone 7
1.1 Windows Phone 7 (Primeira versão do sistema operacional)
1.2 Windows Phone 7.5 Mango
1.3 Windows Phone 7.8 Tango
2 Windows Phone 8
2.1 Windows Phone 8 Apollo
3 Windows Phone 8.1
3.1 Windows Phone 8.1 Update 1
3.2 Windows Phone 8.1 Update 2
4 Windows 10 Mobile
5 Referências
Windows Phone 7 |
Windows Phone 7 (Primeira versão do sistema operacional) |
A primeira versão do sistema, com poucas funcionalidades. A novidade desse sistema são as live tiles, que exibem informações dos aplicativos. Foi anunciado dia 11 de outubro de 2010 por Steve Ballmer.
Windows Phone 7.5 Mango |
Em fevereiro de 2011, na Mobile World Congress, Steve Ballmer anunciou uma grande atualização do Windows Phone 7 a ser lançada no final do ano[1] e revelou novas funcionalidades da plataforma, entre elas, uma versão móvel do Internet Explorer 9 que suporta os mesmos standards web e capacidades gráficas que a versão de computador[2], integração do Twitter no centro 'Contactos'[3][4], multitarefas para aplicações de terceiros e acesso ao Windows Live SkyDrive.[5]
Windows Phone 7.8 Tango |
Foi uma pequena atualização para quem tinha o Windows Phone 7.5 Mango, já que o Windows Phone 8, não rodava em esses aparelho, por causa do seu núcleo, que era diferente. A novidade principal é que ele permite alterar o tamanho das live tiles.
Windows Phone 8 |
Windows Phone 8 Apollo |
O Windows Phone 8 é a terceira geração do sistema Windows Phone. Sucessor do Windows Phone 7, lançado em 29 de Outubro de 2012. Substitui o Windows Phone 7 baseado no Windows CE. O Windows Phone 8 é baseado no Windows NT. Dispositivos com o Windows Phone 7 não podem ser atualizados para o 8.0 e novos aplicativos desenvolvidos para o Windows Phone 8 não podem ser executados no Windows Phone 7 (semelhante com o que aconteceu ao Windows Mobile > Windows Phone 7). Não foi apenas uma grande atualização, basicamente o sistema foi re-escrito.
Windows Phone 8.1 |
O Windows Phone 8.1 é a primeira grande atualização do Windows Phone 8. Saiu recentemente da versão de testes quando lançado para atualização via OTA (Em dispositivos Nokia foi disponibilizado junto com a atualização Lumia Cyan). Com a versão 8.1, o sistema passou a ser mais competitivo com o Android e iOS. Novas grandes funções foram adicionadas, uma das novidades mais esperadas foi a assistente de voz Cortana, uma assistente virtual inteligente mais poderosa e completa que as existentes nos concorrentes (Google Now e Siri). Além da Cortana o sistema passou a receber novas funções como o teclado "Swype" conhecido como Word Flow, Central de notificações e suporte a USB OTG (On To Go), suporte a aplicativos para gerenciador de arquivos (App Arquivos - Files em inglês), suporte a telas FullHD, Suporte a processadores QuadCore (Suporte adicionado na atualização Lumia Black) entre outras. É a versão mais poderosa e completa do sistema e todos os dispositivos atuais com Windows Phone 8 irão receber a atualização (Com exceção do Nokia Lumia 810 da AT&T dos EUA).
Windows Phone 8.1 Update 1 |
Finalizado, se encontra o Update 1 ou GDR1, que traz o suporte a pastas na tela inicial, espaço de aplicativos, compartilhamento de internet também por bluetooth, aplicativos para acessórios, etc.[6]
Windows Phone 8.1 Update 2 |
O Update 2 ou GDR2, foi inicialmente lançado nos aparelhos: Lumia 640 e Lumia 640 XL[7]. Ele traz algumas novidades como, a compatibilidade de conectar um teclado Bluetooth HID em seu smartphone e a possibilidade de fixar atalhos para suas configurações diretamente na tela inicial[8]. Não há qualquer previsão para que esta atualização comece a ser liberada para outros dispositivos[9].
Windows 10 Mobile |
Windows 10 Mobile é uma edição do sistema operacional Windows 10 desenvolvido pela Microsoft. Esta é a edição móvel do Windows 10 que sucede o Windows Phone 8.1 e é projetado para smartphones e tablets pequenos com telas menores que 8 polegadas e arquitetura de processadores em ARM e IA-32.
O Windows 10 Mobile tem como objetivo fornecer uma integração maior com seu homônimo para computadores pessoais, incluindo maior sincronização de conteúdo e um novo ecossistema "universal" de aplicativos que permitirá portar aplicativos desenvolvidos para o Windows 10 em PCs, Android, e iOS para a plataforma, além da capacidade de conectar dispositivos a um monitor externo e utilizar uma interface de "PC" com suporte rato e teclado. (É necessário um hardware específico para isso).
Os smartphones que possuem Windows Phone 8.1 serão atualizados para o Windows 10 Mobile. Alguns recursos podem variar de acordo com a compatibilidade de hardware.
A primeira versão Technical Preview do Windows 10 Mobile foi disponibilizado para download para smartphones Lumia em 12 de fevereiro de 2015[10][11]. A versão lançada em 25 de maio de 2015, também trabalha no HTC One M8 para Windows, tornando-se a primeira versão de testes a suportar dispositivos de outras marcas. A Microsoft garantiu que futuras builds irão adicionar suporte para mais smartphones que não pertencem à Microsoft.
No dia 13 de janeiro de 2016 o Windows 10 Mobile começou a ser distribuído de forma oficial para os aparelhos com Windows Phone 8.1, sendo o primeiro deles o Lumia 640 em alguns países da Europa. A versão do Windows 10 mobile para smartphones com o Windows Phone 8.1 foi disponibilizada globalmente em 17 de março de 2016, com exceção dos aparelhos com 512 MB de memória RAM.[12]
Referências |
↑ «IE9 na atualização do WP7.5»
↑ «Multi-tarefa vai chegar ao WP7.5»
↑ «IE9, multi-tarefa e o Twitter, são novidades do WP7.5»
↑ «WP7.5, terá integração ao SkyDrive e Twitter, além de ter um multi-tarefa e um navegador atualizado.»
↑ «Multi-tarefa, IE9, SkyDrive e várias outras coisas, são novidades do WP7.5»
↑ «Novidade, atualização Denin, chegando!»
↑ «Windows Phone 8.1 Update 2 traz novos recursos e já está presente na linha Lumia 640»
↑ «Windows Phone 8.1 Update 2, permite fixar atalhos das configurações na tela inicial.»
↑ «Rumor: Aparelhos atuais, não vão receber o Windows Phone 8.1 Update 2.»
↑ «Windows 10 Technical Preview for phones now available to download!». Windows Central
↑ Foley, Mary Jo. «First Windows 10 mobile preview, due in February, key to Microsoft's OneCore vision | ZDNet». ZDNet (em inglês)
↑ «Aparelhos com 512MB de memória RAM não vão receber o Windows 10 Mobile.»