Kumano Kodō Rotas | Referências Ligações externas | Menu de navegaçãoKumano KodōBBC: 'Irmão japonês' do Caminho de Santiago atrai milhões de peregrinos
Lugares de peregrinação religiosaPatrimônio Mundial da UNESCO no Japão
província de Wakayamamontes KiiCaminho de Santiago de CompostelaCatedral de Santiago de CompostelaKumano SanzanKumano Hongu TaishaKumano Hayatama TaishaKumano Nachi TaishaOjiPatrimônio da Humanidade pela UNESCO
O Kumano Kodō ou Caminho de Kumano constitui-se numa série de caminhos de peregrinação localizados na província de Wakayama, ao sul do Japão, onde corta os bosques dos montes Kii. O caminho é percorrido anualmente por milhares de pessoas que, tal como no caso do Caminho de Santiago de Compostela, o fazem por lazer, pelo exercício ou, como acreditam algumas pessoas, por algum tipo de inspiração espiritual. Ao fim do caminho, ao contrário da Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino deverá chegar aos três grandes templos conhecidos como Kumano Sanzan, a saber: Kumano Hongu Taisha, Kumano Hayatama Taisha e o Kumano Nachi Taisha. Ao longo do caminho, contudo, o peregrino encontrará ainda templos subsidiários chamados de Oji, que delineiam rotas e servem de lugar de oferenda. Desde julho de 2004 o caminho é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Rotas |
Nakahechi ou Rota Imperial a Kumano - inicia-se em Tanabe, na costa oeste da península de Kii, e transcorre por ela até os templos. É utilizada desde o século 10 pela família imperial em sua peregrinação de Quioto.
Kohechi ou Rota Montanhosa - corta a península de Kii de norte a sul e une o complexo de templos budistas de Koyasan e Kumano Sanzan.
Iseji ou Rota Leste - percorre a costa oriental entre o templo de Ise-jingu e Kumano Sanzan
Referências
Ligações externas |
- BBC: 'Irmão japonês' do Caminho de Santiago atrai milhões de peregrinos