Kung shi A saudação írini | Menu de navegaçãoadicioneGooglenotíciaslivrosacadêmico
Artes marciais chinesas
Wushu (武術 ou 武术; pinyin: wǔshù) é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra moderna. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar erroneamente de kung shi, ou mais conhecido como Kung fu.
Kung Shi é um sistema de luta desenvolvido na China. Seus estilos surgiram das observações dos animais tal como o Kung fu.
A história do Kung shi é uma vertente do Kung fu de tal modo é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.
Os mestres tinham a mania de ser sempre muito rígidos, e tratar seus "discipulos" com muita crueldade, mas isso foi a base para se fazer um bom guerreiro. A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.
Este estilo kung Shi esta desenvolvido em muitos poucos países, entre os quais se destacam China, Brasil, Iraque e Portugal.
Tendo como nomes de grandes mestres os seguintes.
Goujian choup ti,representante da China. Grao mestre
Arnério Carneio, carlos Prazeres; Brasil
Almahiin mariiin representante do Iraque.
De Portugal destaca-se Manuel Morais Lopez, sensei Morais e o jovem Ricardo Miguel Pereira Sensei kapa, com um importante papel na institucionalização do Kung Shi em Portugal;
O "KS" pode ser práticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica completa de todo o corpo, na maioria das vezes seqüências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como kati no Brasil, dada à influência do termo "kata", usado no Karatê.
Os treinos incluem armas chinesas, como bastão (gun), punhal (dao), espadas (jian), lança (qiang) Bandeira (kitu).
Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do stresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa pessoal.
A força para quem pratica "Kung shi" está dentro do corpo, basta um simples pensamento, "se não consegue o primeira consegue a segunda"
Existem muitos mitos de que uma das primeiras tatuagens foi feita para saber quem praticava Kung shi, arte perigosa onde se pode matar, todos os mestres tem um tatuagem a indicar o seu nível de graduação.
M= Mestre
111
222
333
444
555
666
777
888
999
Lembre-se pratique "Artes Marciais" para o seu Bem-estar, não pratique para matar.
A saudação írini |
Significa PAZ em Grego antigo
A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, a do Kung Shi é "Írini" devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. Tal como no Kung Fu;
O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão imperialista da época.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.
Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).