Variância Índice História do conceito | Definição | Propriedades | Variância da população e variância da amostra | Generalizações | Distribuição da variância | Variância assintótica | Ver também | Referências Menu de navegaçãoGooglenotíciaslivrosacadêmicoee

Estatística


variável aleatóriaprocesso estocásticodispersão estatísticavalor esperadomomento centralcumulanteDesvio PadrãoRonald Fishermomento de inérciamecânica clássicavalor esperadomédiadistribuição Cauchydistribuição t de Studentcontra-exemplocentímetroscentímetros quadradosdesvio padrãovariável aleatóriacovariânciaamostra estatísticaestimadormatriz quadrada não-negativa definidamatriz de covariânciaconjugado complexovariáveis aleatóriasvariável aleatóriadistribuição normalnormalcurtoselei dos grandes númerosAnálise de "Cluster" (Análise de agrupamento)








Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)









Na teoria da probabilidade e na estatística, a variância de uma variável aleatória ou processo estocástico é uma medida da sua dispersão estatística, indicando "o quão longe" em geral os seus valores se encontram do valor esperado.[1][2][3][4]


A variância de uma variável aleatória real é o seu segundo momento central e também o seu segundo cumulante (os cumulantes só diferem dos momentos centrais a partir do 4º grau, inclusive). Sendo o seu valor o quadrado do Desvio Padrão.


Algumas definições
Variância de uma variável aleatória é a medida de dispersão ou espalhamento em torno dos possíveis valores dessa variável aleatória (tradução livre, [1] ).


Índice





  • 1 História do conceito


  • 2 Definição


  • 3 Propriedades


  • 4 Variância da população e variância da amostra


  • 5 Generalizações


  • 6 Distribuição da variância


  • 7 Variância assintótica


  • 8 Ver também


  • 9 Referências




História do conceito |


O termo variância foi introduzido por Ronald Fisher num ensaio de 1918 intitulado de The Correlation Between Relatives on the Supposition of Mendelian Inheritance. O conceito de variância é análogo ao conceito de momento de inércia em mecânica clássica.



Definição |


Se μ = E(X) é o valor esperado (média) da variável aleatória X, então a variância é:


var⁡(X)=E⁡((X−μ)2).displaystyle operatorname var (X)=operatorname E ((X-mu )^2).

Isto é, é o valor esperado do quadrado do desvio de X da sua própria média. Em linguagem comum isto pode ser expresso como "A média do quadrado da distância de cada ponto até a média". É assim a "média do quadrado dos desvios". A variância da variável aleatória "X" é geralmente designada por var⁡(X)displaystyle operatorname var (X), σX2displaystyle sigma _X^2, ou simplesmente σ2displaystyle sigma ^2.


Notar que a definição acima pode ser usada quer para variáveis aleatórias discretas, quer para contínuas.


Muitas distribuições, tais como a distribuição Cauchy, não têm variância porque o integral relevante diverge. Em particular, se uma distribuição não tem valores esperados, ela também não tem variância.


O contrário não é verdadeiro: há distribuições para as quais existe valor esperado mas não existe variância, como, por exemplo, a distribuição t de Student com 2 graus de liberdade. Um contra-exemplo mais simples é uma distribuição discreta sobre N⋆displaystyle mathbb N ^star , em que a probabilidade de cada ponto n é proporcional a 1n3displaystyle frac 1n^3,. O valor esperado será calculado através de uma série convergente Σ1n2displaystyle Sigma frac 1n^2,, e a variância através de uma série divergente Σ1ndisplaystyle Sigma frac 1n,.



Propriedades |


Se a variância pode ser calculada (ou seja, a integral ou o somatório convergem), podemos concluir que ela nunca é negativa, porque os quadrados são sempre positivos ou nulos.


A unidade de variância é o quadrado da unidade de observação. Por exemplo, a variância de um conjunto de alturas medidas em centímetros será dada em centímetros quadrados. A variância de um preço, medido, por exemplo, em euros por metro cúbico, será dada em euros quadrados por metro à sexta potência, uma unidade que não faz nenhum sentido prático. Este facto é inconveniente e levou muitos estatísticos a usar a raiz quadrada da variância, conhecida como o desvio padrão, como um sumário da dispersão.


Pode ser provado facilmente a partir da definição que a variância não depende do valor médio μdisplaystyle mu . Isto é, se a variável é "deslocada" por uma quantidade b ao tomarmos X+b, a variância da variável aleatória resultante permanece inalterada. Por contraste, se a variável for multiplicada por um factor de escala a, a variância é então multiplicada por a2. Mais formalmente, se a e b forem constantes reais e X uma variável aleatória cuja variância está definida, então:


var⁡(aX+b)=a2var⁡(X)displaystyle operatorname var (aX+b)=a^2operatorname var (X)

Outra fórmula para a variância que se deduz de forma simples a partir da definição acima é:


var⁡(X)=E⁡(X2)−(E⁡(X))2.displaystyle operatorname var (X)=operatorname E (X^2)-(operatorname E (X))^2.

Na prática usa-se muito frequentemente esta fórmula para calcular mais rapidamente a variância.


Uma razão para o uso da variância em preferência a outras medidas de dispersão é que a variância da soma (ou diferença) de variáveis aleatórias independentes é a soma das suas variâncias. Uma condição não tão estricta, chamada de incorrelação (uncorrelatedness) também é suficiente. Para duas variáveis temos:


var⁡(X+Y)=var⁡(X)+var⁡(Y)+2cov⁡(X,Y).displaystyle operatorname var (X+Y)=operatorname var (X)+operatorname var (Y)+2operatorname cov (X,Y).

E em geral, para uma combinação linear qualquer:

Var⁡(∑i=1NaiXi)=∑i,j=1NaiajCov⁡(Xi,Xj)=∑i=1Nai2Var⁡(Xi)+∑i≠jaiajCov⁡(Xi,Xj)=∑i=1Nai2Var⁡(Xi)+2∑1≤i<j≤NaiajCov⁡(Xi,Xj).displaystyle beginalignedoperatorname Var left(sum _i=1^Na_iX_iright)&=sum _i,j=1^Na_ia_joperatorname Cov (X_i,X_j)\&=sum _i=1^Na_i^2operatorname Var (X_i)+sum _inot =ja_ia_joperatorname Cov (X_i,X_j)\&=sum _i=1^Na_i^2operatorname Var (X_i)+2sum _1leq i<jleq Na_ia_joperatorname Cov (X_i,X_j).endaligned


Aqui covdisplaystyle operatorname cov é a covariância, a qual é zero para variáveis aleatórias não correlacionadas.



Variância da população e variância da amostra |


Em estatística, o conceito de variância também pode ser usado para descrever um conjunto de observações. Quando o conjunto das observações é uma população, é chamada de variância da população. Se o conjunto das observações é (apenas) uma amostra estatística, chamamos-lhe de variância amostral (ou variância da amostra).


A variância da população yi onde i = 1, 2, ...., N é dada por


σ2=1N∑i=1N(yi−μ)2,displaystyle sigma ^2=frac 1Nsum _i=1^Nleft(y_i-mu right)^2,

onde μdisplaystyle mu é a média da população. Na prática, quando lidando com grandes populações, é quase sempre impossível achar o valor exacto da variância da população, devido ao tempo, custo e outras restrições aos recursos.


Um método comum de estimar a variância da população é através da tomada de amostras.


Quando estimando a variância da população usando n amostras aleatórias xi onde i = 1, 2, ..., n, a fórmula seguinte é um estimador não enviesado:


s2=1n−1∑i=1n(xi−x¯)2,displaystyle s^2=frac 1n-1sum _i=1^nleft(x_i-overline xright)^2,

onde x¯displaystyle overline x é a média da amostra.


Notar que o denominador n-1 acima contrasta com a equação para a variância da população. Uma fonte de confusão comum é que o termo variância da amostra e a notação s2 pode referir-se quer ao estimador não enviesado da variância da população acima como também àquilo que é em termos estrictos, a variância da amostra, calculada usando n em vez de n-1.


Intuitivamente, o cálculo da variância pela divisão por n em vez de n-1 dá uma subestimativa da variância da população. Isto porque usamos a média da amostra x¯displaystyle overline x como uma estimativa da média da população μdisplaystyle mu , o que não conhecemos. Na prática, porém, para grandes n, esta distinção é geralmente muito pequena.



Generalizações |


Se X é uma variável aleatória vectorial, com valores em Rn, e considerado como um vector coluna, então a generalização natural da variância é E[(X − μ)(X − μ)T], onde μ = E(X) e XT é a transposta de X, e logo um vector-linha. A variância é uma matriz quadrada não-negativa definida, referida geralmente como a matriz de covariância.


Se X é uma variável aleatória de valores complexos, então a sua variância é E[(X − μ)(X − μ)*], onde X* é o conjugado complexo de X. Esta variância, assim como no caso real, é uma matriz quadrada não-negativa definida, cuja diagonal são números reais não-negativos.



Distribuição da variância |


Como a variância é uma função de variáveis aleatórias, a variância amostral é em si também uma variável aleatória, portanto também tem distribuição. Então, se yi são observações independentes de uma distribuição normal, pelo teorema de Cochran a variância amostral s2 tem uma distribuição qui-quadrado:


(n−1)s2σ2∼χn−12.displaystyle (n-1)frac s^2sigma ^2sim chi _n-1^2.

Uma consequência direta deste resultado é que a esperança da variância amostral E(s2) = σ2.


Se as observações yi são independentes e identicamente distribuídas, mas não necessariamente distribuidas como uma normal, então


E⁡[s2]=σ2,Var⁡[s2]=σ4(2n−1+κn),displaystyle operatorname E [s^2]=sigma ^2,quad operatorname Var [s^2]=sigma ^4left(frac 2n-1+frac kappa nright),

onde κ é a curtose da distribuição. Se as condições da lei dos grandes números valerem, então s2 é um estimador consistente de  σ2.



Variância assintótica |



Ver artigo principal: Convergência de variáveis aleatórias

A variância assintótica é a variância limite, ou seja, aquela que a sequência, ou estimador, tem no limite.



Ver também |


  • Coeficiente de variação

  • Valor esperado

  • Desvio padrão

  • Moda

  • Obliquidade

  • Curtose

  • ANOVA


Referências



  1. ab RUNGER, George C.; MONTGOMERY, Douglas C. Applied Statistics and Probability for Engineers. 3rd ed. Mídia em CD: 2002.


  2. TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 10° edição. Tradução: Vera Regina Lima de Farias. Rio de Janeiro: LTC, 2005.


  3. LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. 4° edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


  4. EVANS, Lawrence C. An introduction to stochastic differential equations. Version 1.2. see: http://math.berkeley.edu/~evans/SDE.course.pdf. 2012.
























  • Portal da matemática
  • Portal da probabilidade e estatística

Popular posts from this blog

Are there any AGPL-style licences that require source code modifications to be public? Planned maintenance scheduled April 23, 2019 at 23:30 UTC (7:30pm US/Eastern) Announcing the arrival of Valued Associate #679: Cesar Manara Unicorn Meta Zoo #1: Why another podcast?Force derivative works to be publicAre there any GPL like licenses for Apple App Store?Do you violate the GPL if you provide source code that cannot be compiled?GPL - is it distribution to use libraries in an appliance loaned to customers?Distributing App for free which uses GPL'ed codeModifications of server software under GPL, with web/CLI interfaceDoes using an AGPLv3-licensed library prevent me from dual-licensing my own source code?Can I publish only select code under GPLv3 from a private project?Is there published precedent regarding the scope of covered work that uses AGPL software?If MIT licensed code links to GPL licensed code what should be the license of the resulting binary program?If I use a public API endpoint that has its source code licensed under AGPL in my app, do I need to disclose my source?

2013 GY136 Descoberta | Órbita | Referências Menu de navegação«List Of Centaurs and Scattered-Disk Objects»«List of Known Trans-Neptunian Objects»

Mortes em março de 2019 Referências Menu de navegação«Zhores Alferov, Nobel de Física bielorrusso, morre aos 88 anos - Ciência»«Fallece Rafael Torija, o bispo emérito de Ciudad Real»«Peter Hurford dies at 88»«Keith Flint, vocalista do The Prodigy, morre aos 49 anos»«Luke Perry, ator de 'Barrados no baile' e 'Riverdale', morre aos 52 anos»«Former Rangers and Scotland captain Eric Caldow dies, aged 84»«Morreu, aos 61 anos, a antiga lenda do wrestling King Kong Bundy»«Fallece el actor y director teatral Abraham Stavans»«In Memoriam Guillaume Faye»«Sidney Sheinberg, a Force Behind Universal and Spielberg, Is Dead at 84»«Carmine Persico, Colombo Crime Family Boss, Is Dead at 85»«Dirigent Michael Gielen gestorben»«Ciclista tricampeã mundial e prata na Rio 2016 é encontrada morta em casa aos 23 anos»«Pagan Community Notes: Raven Grimassi dies, Indianapolis pop-up event cancelled, Circle Sanctuary announces new podcast, and more!»«Hal Blaine, Wrecking Crew Drummer, Dies at 90»«Morre Coutinho, que editou dupla lendária com Pelé no Santos»«Cantor Demétrius, ídolo da Jovem Guarda, morre em SP»«Ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda morre no Rio de Janeiro»«Bronze no Mundial de basquete de 1971, Laís Elena morre aos 76 anos»«Diretor de Corridas da F1, Charlie Whiting morre aos 66 anos às vésperas do GP da Austrália»«Morreu o cardeal Danneels, da Bélgica»«Morreu o cartoonista Augusto Cid»«Morreu a atriz Maria Isabel de Lizandra, de "Vale Tudo" e novelas da Tupi»«WS Merwin, prize-winning poet of nature, dies at 91»«Atriz Márcia Real morre em São Paulo aos 88 anos»«Mauritanie: décès de l'ancien président Mohamed Mahmoud ould Louly»«Morreu Dick Dale, o rei da surf guitar e de "Pulp Fiction"»«Falleció Víctor Genes»«João Carlos Marinho, autor de 'O Gênio do Crime', morre em SP»«Legendary Horror Director and SFX Artist John Carl Buechler Dies at 66»«Morre em Salvador a religiosa Makota Valdina»«مرگ بازیکن‌ سابق نساجی بر اثر سقوط سنگ در مازندران»«Domingos Oliveira morre no Rio»«Morre Airton Ravagniani, ex-São Paulo, Fla, Vasco, Grêmio e Sport - Notícias»«Morre o escritor Flavio Moreira da Costa»«Larry Cohen, Writer-Director of 'It's Alive' and 'Hell Up in Harlem,' Dies at 77»«Scott Walker, experimental singer-songwriter, dead at 76»«Joseph Pilato, Day of the Dead Star and Horror Favorite, Dies at 70»«Sheffield United set to pay tribute to legendary goalkeeper Ted Burgin who has died at 91»«Morre Rafael Henzel, sobrevivente de acidente aéreo da Chapecoense»«Morre Valery Bykovsky, um dos primeiros cosmonautas da União Soviética»«Agnès Varda, cineasta da Nouvelle Vague, morre aos 90 anos»«Agnès Varda, cineasta francesa, morre aos 90 anos»«Tania Mallet, James Bond Actress and Helen Mirren's Cousin, Dies at 77»e